Percepção por professores de aspectos ergonômicos de escolas de município do Sul de Minas Gerais, Brasil

Conteúdo do artigo principal

Ana Carolina de Souza Motta
Fábio Luis Figueiredo Fernandes
Paulo José Oliveira Cortez

Resumo

Introdução: A ergonomia no ambiente escolar contribui para que a atividade pedagógica não altere de forma prejudicial a saúde e o bem-estar dos alunos. O mobiliário, caracterizado como parte integrante do ambiente escolar, determina a postura corpórea dos estudantes e também influi, de forma indireta, no aprendizado e absorção do conhecimento. Objetivo: Analisar a percepção dos profissionais de educação às condições ergonômicas do mobiliário em escolas públicas e privadas do município de Itajubá do Sul, em Minas Gerais. Métodos: Participaram do estudo 67 sujeitos, de ambos os sexos, com idade entre 20 e 60 anos. Na coleta de dados, foi aplicado um questionário ao corpo docente em seis escolas envolvidas no estudo, sendo três da rede pública e três da privada. Foram utilizados os programas Minitab 15 e Bioestat. 5.0 para análise estatística, como também os testes estatísticos, teste não paramétrico de Kruskal-Wallis/Newman-Keuls, teste t de Student e Análise de Correlação de Pearson para a comparação dos dados. Resultados: As escolas da rede privada obtiveram maior pontuação em relação às da pública quanto à percepção da qualidade do mobiliário de forma geral e preocupação ergonômica. Conclusão: As escolas particulares obtiveram maior preocupação ergonômica e ponto de vista com relação ao mobiliário escolar quando comparadas com as públicas.

Detalhes do artigo

Seção
Artigos Originais

Referências

International Ergonomics Association. Definição internacional de ergonomia. Rev Ação Ergonômica. 2004;2(1).

Kroemer KHE, Grandjean E. Manual de ergonomia: adaptando o trabalho ao homem. Porto Alegre: Bookman; 2005.

Pequini SM. Ergonomia aplicada ao design de produtos: um estudo de caso sobre design de bicicletas. Tese (Doutorado) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005.

Curso LSF, Paoliello C. Análise ergonômica do trabalho: estudo de caso do mobiliário existente nas escolas públicas do Vale do Aço. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) Faculdade de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste), Vale do Aço, 2001.

Perez V. A influência do mobiliário e da mochila escolar nos distúrbios músculo-esqueléticos em crianças e adolescentes. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Engenharia de Produção da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2002.

Medeiros LP, Borges ICC, Luz IHA, Oliveira ME. Análise ergonômica de uma sala de aula. [cited 2011 Jun 4]. Available from: http://www.novafapi.com.br/eventos/jic2006/trabalhos/FISIOTERAPIA/P%F4ster/99%20-%20AN%C1LISE%20ERGON%D4MICA%20DE%20UMA%20SALA%20DE%20AULA.pdf.

Pereira LL. Processo sistemático para projeto, produção e adequação de mobiliário escolar que atenda aspectos ergonômicos e de qualidade. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Engenharia de Produção da Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2006.

Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 14006. Móveis escolares: assentos e mesas para conjunto aluno de instituições educacionais: classes e dimensões. Rio de Janeiro; 2003.

Braccialli LMP, Vilarta R. Aspectos a serem considerados na elaboração de programas de prevenção e orientação de problemas posturais. Rev Paul Educ Fís. 2000;14(2):159-71.

Moro ARP. Ergonomia da sala de aula: constrangimentos posturais impostos pelo mobiliário escolar. Rev Digital. Buenos Aires: 2005;10(85).

Reis PF, Reis DC, Moro ARP. Mobiliário escolar: antropometria e ergonomia da postura sentada. [cited 2012 Mar 7]. Available from: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/artigos_teses/EDUCACAO_FISICA/artigos/ergonomiadomobiliario-IXcongbrasbiomec.pdf.

Araújo CG, Albuquerque DBL, Fernandes MG, Farias APS. Apreciação ergonômica dos mobiliários utilizados por crianças da 1ª a 4ª série de um colégio particular localizado em Jaboatão dos Guararapes (PE). [cited 2012 Mar 7]. Available from: http://www.abepro.org.br/biblioteca/enegep2008_TN_STO_072_517_11386.pdf.

Chiapeta AV. Mobiliário escolar e a realidade brasileira. Rev Digital. 2010;15(143).

Couto HA. Checklist de Couto – avaliação simplificada do fator biomecânico no risco para distúrbios musculoesqueléticos de membros superiores relacionados ao trabalho. [cited 2011 Feb 21]. Available from: http://www.ergoltda.com.br/downloads/checklist_couto.pdf.

Rocha LE, Casarotto RA, Sznelwar L. Uso de computador e ergonomia: um estudo sobre as escolas de ensino fundamental e médio de São Paulo. Educ Pesqui. 2003;29(1):79-87. http://dx.doi.org/10.1590/S1517-97022003000100006