Perfil do desenvolvimento motor em escolares com excesso de peso

Mayara Moura Alves da Cruz, Stephanie Dornelas Cesario, Caique Aguiar dos Santos, João Pedro Lucas Neves Silva, Íbis Ariana Peña de Moraes, Thais Massetti, Talita Dias da Silva, Carlos Bandeira de Mello Monteiro, Maria Tereza Artero Prado, Francis Lopes Pacagnelli, Deborah Cristina Gonçalves Luiz Fernani

Resumo


Introdução: Diferenças relacionadas ao peso e as habilidades motoras em crianças em idade escolar ainda apresentam controversias. Objetivo: Analisar a relação entre desenvolvimento motor e nível de atividade física com o índice de massa corporal (IMC) de escolares com excesso de peso. Métodos: Foram avaliados 85 escolares de ambos os sexos, de 6 a 10 anos, de Presidente Prudente, São Paulo, Brasil. Os instrumentos utilizados foram a classificação do IMC/idade, a Escala de Desenvolvimento Motor e o Questionário do Nível de Atividade Física Modificado e Adaptado. A amostra foi dividida em dois grupos: grupo com excesso de peso (GEP), com 50 escolares com diagnostico nutricional de sobrepeso e obesidade; e grupo com normopeso (GNP), com 35 escolares eutroficos. Para analise dos dados obtidos foram utilizados: Shapiro Wilk (normalidade), teste t de Student não pareado ou Mann Whitney (amostras independentes), teste de Spearman (correlação) e teste do χ2 (proporção), com nível de significância p<0,05. Resultados: O GEP apresentou resultados inferiores significantes no desenvolvimento motor geral (91,32±10,68 versus 97,14±9,06; p=0,010), nas áreas de motricidade fina – QM1 (93,21±21,59 versus 103,1±13,12; p=0,0138) e motricidade global – QM2 (90,31±23,54 versus 112,6±16,07; p<0,0001). Observou-se correlação positiva significativa entre o nível de atividade física e o desenvolvimento motor no GEP, nas áreas de equilibrio – QM3 (0,35080; p=0,0125) e organização espacial – QM5 (0,41820; p=0,0025). Conclusão: O GEP, quando comparado com o GNP, demonstrou resultados inferiores no quociente motor geral (QMG), QM1 e QM2.


Palavras-chave


aptidão física; desenvolvimento infantil; habilidades motoras; obesidade infantil

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DOI: https://doi.org/10.7322/abcshs.v42i3.1071

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