Política de Educação Permanente em Saúde: análise de sua implementação

Katerine Gonçalves Moraes, Jane Lynn Garrison Dytz

Resumo


Introdução: A política nacional de educação permanente em saúde define novas diretrizes para a gestão democrática na área da educação na saúde, tais como: a gestão participativa, o protagonismo dos trabalhadores e usuários e o fortalecimento do controle social. Objetivo: Analisar o processo de implementação da Política de Educação Permanente em Saúde no Distrito Federal, Brasil. Métodos: Estudo de caso utilizando a teoria da política pública foi realizado no Distrito Federal, envolvendo 24 participantes chave responsáveis pela gestão e implementação dessa política. Resultados: Os achados apontam para um modelo centralizado de gestão com pouca participação de outros segmentos da sociedade civil, obstáculos de financiamento devido a questões burocráticas e desvalorização dos espaços de execução da política. Conclusão: Pode-se concluir que as mudanças políticas e de gestão não têm sido realizadas com a amplitude necessária para a construção coletiva do conhecimento nos serviços de saúde.


Palavras-chave


política pública; recursos humanos; serviços de saúde; capacitação; educação continuada.

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DOI: https://doi.org/10.7322/abcshs.v40i3.806

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